sugestões do enólogo chileno Alejandro Galaz e troque o tinto pelo branco nos dias de calor
Vinho branco deve ser servido gelado
O vinho tinto ainda é o favorito entre os brasileiros, mas o bom vinho branco vem ganhando cada vez mais admiradores.
Se você é da turma dos tintos só porque ainda guarda na lembrança o sabor adocicado daquele vinho alemão de garrafa azul que fez muito sucesso por aqui nos anos 1990, vale repensar suas escolhas. Especialmente quando as altas temperaturas da primavera e do verão te convidam para uma taça de vinho branco gelado.
Alejandro Galaz, enólogo responsável pela elaboração dos vinhos Kalfu*, produzidos pela vinícola Ventisquero nos vales costeiros mais extremos do Chile, dá dicas para quem ainda não é fã do vinho branco:
1. "Comece pelos espumantes", indica Galaz. Portanto, não reserve a bebida borbulhante apenas para brindes especiais. Tente incluí-la em ocasiões cotidianas.
2. "Prefira vinhos que não passem por barris de carvalho", diz o enólogo. Procure no rótulo pela expressão unoaked (oak signigica carvalho em inglês). A madeira interfere no sabor e no aroma da bebida, portanto, o vinho que não é armazenado no carvalho é menos encorpado.
3. "A (uva) Sauvignon Blanc harmoniza bem com ceviche, frutos do mar e saladas"
4. Para acompanhar atum e peixes mais oleosos, massas com molho de queijo, carnes brancas e carne de avestruz, Alejandro Galaz sugere vinho Chardonnay.
5. Os vinhos brancos devem ser degustados gelados. O especialista indica servir o espumante entre 5ºC e 6ºC e os demais vinhos entre 8ºC e 10ºC.
* Os vinhos Kalfu são trazidos para o Brasil pela Domno Importadora
0 comentários:
Postar um comentário