segunda-feira, 24 de maio de 2010

24 de Maio Dia Nacional do Café

Nosso cafézinho do dia-a-dia
Expresso
Capuccino
Em 24 de maio comemora-se o Dia Nacional do Café, a bebida mais consumida do país só perdendo para a água. Dados relacionados a estes hábitos de consumo dos brasileiros estão retratados no Estudo Anual sobre o Consumo de Café no Brasil, realizado a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

No estudo existem várias informações acerca deste produto tão presente no cotidiano dos brasileiros, entretanto, o que mais chama atenção é a preferência pelo tipo de café que apresenta novas tendências. Além de a primeira xícara tomada ser do café filtrado (93% em casa e 96% fora do lar), o consumo por grãos gourmet e especiais mais que duplicou, comparando - se 2008 com o ano passado, foi de 1,2%, para 2,7%.

O Café do Centro, maior torrefadora de grãos gourmet e especiais do país, registrou índices acima do mercado de gourmet que cresce de 15 a 20% ao ano segundo a ABIC. A torrefadora obteve aumento de 40% nas vendas em 2009, apenas no Food Service, atuando nos estados Paraná e Santa Catarina no sul; Rio de Janeiro e São Paulo no sudeste e Rio Grande do Norte na região nordeste. No mercado varejista concentrado em Florianópolis e Porto Alegre, por meio das redes Angeloni e Zaffari a expansão foi de 10%. Segundo Rafael e Rodrigo Branco Peres, diretores do Café do Centro, a mudança nos hábitos de consumo é fator determinante para o aumento da venda de cafés gourmet e especiais no país. “Características como aroma, corpo diferenciado, doçura e origem dos grãos são alguns dos diferenciais que já são percebidos por quem consume café gourmet. Este tipo de consumidor busca alta qualidade acima de tudo e está disposto a pagar por um excelente café”.

O Café do Centro também passou por avanços na produção nos últimos quatro anos em decorrência do aumento do consumo no mercado interno. A produção de café gourmet da torrefadora passou de 15% em 2006 para 40% no ano passado, uma expansão de 25%. A ABIC estima que do consumo total de café em 2009 (18,39 milhões de sacas), os cafés gourmets representaram cerca de 4% (760 mil sacas). Apesar de parecer pequeno, o segmento gourmet representa de 7% a 8% das vendas totais (que foram de R$ 6,8 bilhões em
2009).


0 comentários: